terça-feira, 26 de abril de 2011

[IHM] - 26.04.2011 - Modelo do processador de informação humano (MPIH)

Esse modelo serve a explicar como as informações são tratadas pelo ser humano, e ajudam na elaboração de interfaces mais eficientes. Utilizando os princípios desse modelo é possível criar interface que serão interpretadas pelos nossos sistemas perceptual, motor e cognitivo de forma mais rápida e precisa.
O sistema perceptual está responsável por trazer informações do mundo físico para dentro de nosso cérebro, junta informações do sistema visual e do sistema auditivo e é através dele que é feita a leitura de letra, figuras, imagens diversas, sons de forma geral.
O sistema cognitivo trabalha em traduzir as informações lidas pelo sistema perceptual e responder através do sistema motor, nessa parte do processamento de informação o sistema cognitivo manipula informações de duas memórias diferentes, a memória de curta duração (MCD) ou memória de trabalho e a memória de longa duração (MLD) informações gravadas em nosso cérebro a mais tempo e que servem de referência para responder a futuras informações, ou seja, quando algo é lido pelo sistema perceptual, por exemplo a letra G fica registrado na MCD a imagem da letra G e a partir daí o sistema cognitivo busca referências para essa imagem na MLD, como um banco de dados, então vai constar que essa figura é uma letra e essa informação vai ser carregada, também chamado de chunk. E dessa forma ocorre todos os processos de informações em nosso cérebro e conforme o tipo de processamento a reposta vai variar podendo ser um impulso nervoso, a movimentação de alguma parte do corpo, etc.
Dado o processamento a resposta será exibida pelo sistema motor, através dos impulsos enviados pelo cérebro, se o impulso for um movimento ele não será uniforme como aparenta ser, todos os movimentos executados por nosso corpo sofre múltiplas correções em minúsculos intervalos de tempo para que se atinja o alvo com precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário